Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. Notícias

Sinteam denuncia falta de merenda escolar e estrutura em escolas de Manaus

19/08/2014

Falta de merenda escolar, suspensão de aulas por falta de energia elétrica, salas sem ar condicionado ou com o aparelho quebrado e falta até de produtos de limpeza. Essa é a situação de várias escolas municipais de Manaus e o motivo da denúncia que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas fez ao Ministério Público Estadual (MPE).

A diretoria do Sinteam visitou mais de 20 escolas nas últimas duas semanas. As visitas foram motivadas pela alteração que a prefeitura de Manaus fez no contracheque dos trabalhadores, o que causou perdas para os profissionais. Sobre essa situação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que até o fim de agosto resolverá o problema.

As irregularidades nas escolas foram encontradas pelo presidente do Sinteam, professor Marcus Libório. "Encontramos escolas com os freezers vazios. Em outra só havia pimentão e repolho. Algumas só tinham leite e café. No entanto, o município recebe recurso para a compra de merenda das crianças", afirmou.

No Cmei Maria Raimunda, na comunidade Santa Marta, bairro Novo Israel, as aulas estavam suspensas há pelo menos três meses e sem previsão de retorno, por falta de energia elétrica. "O problema de fundo é o funcionamento das escolas em locais improvisados, em prédios alugas, sem estrutura, com problemas na rede elétrica", explicou Libório.

Na Escola Municipal Lima Barreto, o ar condicionado da sala dos professores está quebrado e também falta merenda. "Pela falta dos alimentos, as aulas acabam sendo suspensas antes do horário, o que prejudica o desempenho dos alunos", relatou.

Além disso, foi observado durante as visitas a falta de manutenção dos aparelhos de ar condicionado e de iluminação numa das escolas, o que leva os alunos a assistirem aula na biblioteca da unidade de ensino.

 

 

Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse