Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. Notícias

Sinteam cobra explicações para possível desativação de escola

18/12/2014

Escola com a terceira maior nota no Ideb 2013, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lóris Cordovil será desativada a partir do ano que vem. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório, foi ontem  à Secretaria Municipal de Educação (Semed) pedir esclarecimentos sobre o assunto. Ele também pedirá explicação do Conselho Municipal de Educação e da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus.

A notícia chegou ao sindicato na tarde de terça-feira. A escola sequer consta na lista das escolas para a matrícula, de acordo com pais de alunos. Eles e professores estão revoltados e foram pegos de surpresa com a informação. Ontem mesmo o Sinteam fez uma reunião com os professores da unidade de ensino.

A dona de casa Marcele Silva, 36, está apreensiva. "Eu gosto da escola. É muito boa. Se fechar, onde vou colocar meus filhos? Não tem nenhuma aqui perto que aceite crianças na idade deles", conta. A Loris Cordovil fica localizada na avenida Tefé, bairro Praça 14.

A preocupação do Sinteam vai além da oferta de vagas para alunos. "Os profissionais sequer foram avisados. Souberam porque uma mãe foi tentar fazer a matrícula e não conseguiu. Procurou a escola e descobriu que ela será desativada. Isso é falta de respeito. A Semed não se preocupa. Esses trabalhadores fazem parte da comunidade e deveria pelo menos ser informados. E depois serão lotados onde a Semed quiser. Não há conversa", diz Libório.

Segundo ele, outras escolas devem estar na mesma situação. O Sindicato vai pedir informações sobre o assunto. O maior problema, de acordo com Libório, são os prédios alugados. "Provavelmente, a desculpa será essa. Mas não vemos a prefeitura preocupada em resolver de uma vez por todas isso. Mais da metade das escolas funcionam em prédios alugados sem condições de abrigar um ambiente adequado para o processo educacional", declarou.

Marcus Libório diz que a prática é antiga em Manaus. Ele informou que reuniu ontem com a chefia de gabinete da Semed para cobrar explicações sobre o motivo da escola ter sido fechada. A Semed disse que desconhecia o caso. "Achei surpreso a Secretaria não saber que a escola será desativada. Nós somos contra a Prefeitura alugar prédios. É necessário que haja investimentos em escolas de ensino fundamental, mas principalmente em creches, que é a maior demanda", explicou.

Libório ainda informou que o Sindicato deve formalizar um documento para saber se outras escolas passarão pela situação. "Quando conversamos com a Semed ficou claro que eles não ligam muito pro fato da escola ter sido premiada pelo Ideb. Isso prejudica e desmotiva o trabalho que foi realizado pelos professores durante tanto tempo", afirma.

O sindicato também foi informado que o CMEI Antônia Alves de Azevedo e uma parte da EMEF Aristides Barreto também não funcionarão em 2015. 

Quem tiver informações semelhantes deve procurar o Sinteam no telefone 3233-7004.

Com informações do Portal A Crítica

Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse