Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. Notícias

Sinteam comemora retomada do Profuncionário

09/11/2015
A retomada do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (PROFUNCIONÁRIO) no Amazonas está perto de se confirmar. Uma reunião na última sexta-feira definiu a coordenação local, que vai tocar o programa no estado e tem a participação de representantes do Sinteam: Igor Azrak, Marlene Braga e Marcus Libório. O presidente do sindicato, professor Marcus Libório, comemora a retomada. “A capacitação dos profissionais da educação é uma reivindicação antigo do movimento sindical de trabalhadores em educação”, disse.

O Profuncionário é um programa do Governo Federal que visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A primeira turma no Estado teve acesso ao curso em 2009. Esse programa do Governo Federal tem como objetivo desenvolver ações capazes de criar estruturas promotoras da valorização, visando a contribuir para reverter a dívida histórica do Estado brasileiro para com o segmento de funcionários da educação básica pública.

A professora Isis Tavares, também diretora da CNTE, afirma que o programa eleva a autoestima dos trabalhadores, uma vez que eles passam a se sentir parte do quadro da educação. “A criação da Área 21 e do Programa Pró-Funcionário no primeiro governo Lula vieram corrigir uma injustiça histórica com a profissionalização dos funcionários da educação básica através de cursos de nível médio, reforçando uma identidade  com a categoria. O trabalho de uma merendeira ou um vigia de escola, não é da mesma natureza de uma merendeira de uma obra ou de um vigilante de um banco ou outra propriedade privada. Lidar e interagir com crianças adolescentes, pais, mães e professores requer uma formação específica. É esse o objetivo do Programa Pró-Funcionário”, disse.

Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse