Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicalize-seSindicalize-se
  1. Home
  2. FAQ

FAQ

04/09/2012
Confira aqui as perguntas mais frequentes sobre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM). Quem sabe uma de suas dúvidas foi esclarecida nessa seção.

O que é o SINTEAM? 

O SINTEAM é o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas, instituição sindical, que luta em defesa dos direitos da categoria desde 1979. Aproximadamente 14 profissionais da educação do Estado e Município são sindicalizados e contam com o Sindicato para resolver problemas relacionados a categoria, como data-base, concurso público, fiscalização da aplicação dos recursos na educação e outros.

Quais as bandeiras de luta do Sindicato? 

Lutamos pela qualidade da educação, melhoria dos salários dos educadores e funcionários da educação, correta aplicação e distribuição dos recursos destinados as escolas e pela realização do concurso público para a categoria, entre outros. Nosso Sindicato ainda luta em parceria com os grupos e movimentos sociais que apoiam a bandeira pela igualdade de gênero e defesa das mulheres e sua maior participação na sociedade. Andamos lado, a lado ainda com o movimento estudantil, apoiando suas lutas. 

Qualquer professor ou trabalhador da educação pode se sindicalizar?

Não. Só pode ser sindicalizado os professores e profissionais da educação que estejam efetivos, ou seja, que sejam concursados. 

É descontado algum valor após a sindicalização? 

Sim. Mensalmente é descontado 1% de contribuição do sindicalizado. Esse desconto é efetuado no contracheque e o valor de 1% incide no salário de cada professor. 

Como fazer para se sindicalizar e quais direitos o professor terá? 

Para se tornar um sindicalizado é preciso procurar a sede do SINTEAM, na rua Major Gabriel, 735A, Centro. É preciso preencher a ficha cadastral e trazer uma cópia do último contracheque. É fácil é rápido! O sindicalizado ainda tem acompanhamento jurídico para resolver problemas relacionados a sua atuação nas escolas.

Mais informações procure a sede do SINTEAM, que está localizada na Rua Major Gabriel, 735A, Centro.
Sinteam | Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas © Copyright Todos os direitos reservados.

operahouse